23.9.10

Al Flosso


Al Flosso (Albert Levinson) nasceu no Brooklyn, NY, em 1895, de uma família judia.



Foi o proprietário, de 1939 a 1976, da Martinka & Co, a loja de mágica mais antiga das Américas.



Martinka
 Al Flosso contava que ainda se lembrava do dia em que cruzou a Roeblings’ Bridge para ir ao centro de Manhattan, onde comprou, por 10 cents, uma brochura de um livro de mágicas para treinar em casa.


Roeblings’ Bridge

Em seguida, aventurou-se no centro de New York City, onde comprou um truque de mágica na Martinka’s Magic Emporium, da qual, como Carter The Great e Harry Houdini antes dele, se tornaria proprietário.



Em sua juventude, espelhava-se em Max Malini (1873 – 1942) que, como ele, era baixinho, mas com uma personalidade teatral e um carisma de tal monta que era capaz de atrair e manter a atenção da plateia.



Conhecido como o faquir de Coney Island, foi nesta cidade Americana que primeiro apresentou o numero The Miser’s Dream em um show mambembe, no qual demonstrou sua habilidade em conciliar a técnica com o humor.



Já se dedicando profissionalmente à mágica, explorou o circuito mundial dos shows mambembes itinerantes e de vaudeville, incluindo varias apresentações nas cidades de New England.



De volta ao lar, em New York, ele passou a administrar o Martinka’s Magic Emporium, recebendo os visitantes com um caloroso “So, you’ve come to see the Little Man!”




A loja era o ponto de encontro de mágicos profissionais, incluindo Dunninger e Kreskin. As estantes eram uma bagunça, mas Flosso conseguia encontrar no meio da balburdia exatamente o equipamento que os mágicos procuravam. Se um cliente reclamava da poeira que encobria os produtos, Flosso respondia que a situação era pior, pois aquela poeira era de Houdini, o anterior proprietário.

Catskill Mountain House


Tempos depois, ele se apresentou com regularidade na televisão e nos hotéis da rede Catskill. Os amigos de Flosso eram do universo teatral e mágico, que iam de Houdini e Dunninger ao mais incipiente mágico amador.




Flosso, até sua morte, foi uma pessoa preocupada com a condição humana e cativava todos aqueles que o procuravam com seu estilo inconfundível.



Al Flosso tornou-se uma lenda na mágica.

Al sentia-se em casa em qualquer palco, fosse grande ou pequeno, e em 1973 sagrou-se Magician of the Year depois de aparecer no programa Ed Sullivan Show.



Morreu, sem nuca ter se casado e sem herdeiros, em New York City, em 1976.

Nenhum comentário: