21.9.10

Ricky Jay



Ricky Jay (Richard Jay Potash) nasceu no Brooklyn, NY, mas cresceu em New Jersey, no seio de uma família judia de classe média.

Jay veio de uma família de mágicos, tendo seu avô Max Katz conhecido os grandes mágicos da época.

Com 04 anos, já se apresentava no palco da Society of American Magicians.
Vernon estava na platéia.

Com sete anos aparecia na televisão.



Na década de 1970 foi para Los Angeles dedicar-se integralmente à mágica, participando do circulo de amigos de Charlie Miller e Dai Vernon.

No tempo livre, passou a estudar e escrever sobre a história da mágica, e adorava discorrer sobre mágicos como Johann Nepomuk Hofzinger, Nate Leipzig, Max Malini, Dai Vernon ou George Devol, um amante das jogatinas que circulava pelos navios do século XIX.

(George Devol)

Ele amealhou uma biblioteca de mais de 4.000 livros sobre mágica.



Jay fez muito sucesso com o premiado espetáculo solo “Ricky Jay & His 52 Assistants”.



Jay quebrou o recorde de distancia e velocidade no arremesso de cartas, tendo sua marca de 58 metros e 140 km/h entrado para o Guinness Book of World Records.



Atualmente o recorde é de Ricky Smith Jr., com 66 metros.

Escreveu vários livros e programas de televisão, e abriu uma empresa - "Deceptive Practices" – de consultoria para filmes, televisão e palco.
Dentre os filmes aos quais prestou consultoria destacam-se "Forrest Gump," "Congo," "Sneakers" e "I Love Trouble".

(David Mamet and Ricky Jay)

Como ator, participou de filmes do diretor David Mamet, como House of Games, Things Change, Homicide e The Spanish Prisoner. Aliás, David Mamet dirigiu os principais shows de Jay.



Jay também atuou nos filmes Boogie Nights, Magnolia, no filme de James Bond Tomorrow Never Dies (como o vilão Elliot Carver) e no filme The Prestige.



Jay também presta consultoria para bibliotecas e museus, incluindo a Mulholland Library of Conjuring and the Allied Arts e o Museum of Jurassic Technology, em Culver City, CA.

(Museum of Jurassic Technology)

Jay domina a teoria e a prática.

Nenhum comentário: