16.11.10

Persi Warren Diaconis



Persi Warren Diaconis nasceu em 31 de janeiro de 1945.






É matemático e mágico profissional. Professor catedrático, da cadeira Mary V. Sunseri, de Estatística e Matemática, na Stanford University, é particularmente conhecido por resoluções de problemas envolvendo probabilidade randômica, como jogar moedas e embaralhar cartas.




Diaconis saiu de casa aos 14 anos para viajar com o mágico Daí Vernon, abandonando a escola, mas prometendo a si mesmo que um dia voltaria aos estudos de modo que pudesse ter o conhecimento suficiente de matemática para poder ler os dois volumes de tratados da teoria das probabilidades de William Feller, chamados An Introduction to Probability Theory and Its Applications.



Aos 16 anos passou a se apresentar por si mesmo como mágico.



Em 1971 voltaria a estudar, no City College of New York e depois se tornaria, em 1974, Ph.D. em Matemática Estatística pela Harvard University.



De acordo com Martin Gardner, durante os estudos Diaconis sustentava-se jogando pôquer em navios entre Nova Iorque e a América do Sul.



Diaconis ganhou notoriedade nacional quando recebeu o MacArthur Fellowship em 1982, e de novo em 1992, após a publicação, junto com Dave Bayer, de um estudo chamado "Trailing the Dovetail Shuffle to Its Lair" (termo copiado do mágico Charles Jordan, do início da década de 1900), no qual estabeleceu resultados rigorosos de quantas vezes um baralho tem que ser misturado antes que seja considerado efetivamente embaralhado.

Nenhum comentário: