Jay Marshall (James Ward Marshall) nasceu no dia 29 de agosto de 1919, nos EUA, e era mágico e ventríloquo. Tinha o apelido de Jasper.
Em mais de 60 anos de carreira, apareceu no Ed Sullivan Show por quatorze vezes junto com seu boneco "Lefty".
Também fez o show de abertura para artistas como Frank Sinatra, Milton Berle e Liberace.
Foi agraciado com o título de "Dean of American Magicians" pela Society of American Magicians.
Jay interesou-se pela mágica aos seis anos de idade, após assistir às apresentações dos mágicos Thurston e Houdini.
Marshall não conseguiu formar-se pela Bluefield College, em West Virginia, passando a ser um artista profissional, apresentando-se inicialmente em Boston.
Depois se mudou para New York City, onde conheceu Naomi Baker, filha do grande mágico Al Baker. Casaram-se e tiveram dois filhos, James e Alexander ("Sandy").
Durante a II Guerra Mundial, Marshall foi um "island hopping" (artista que atravessa o oceano parando de ilha em ilha).
No Oceano Pacifico entreteve membros das forças armadas no USO shows.
Marshall cansou-se de carregar consigo o elaborado boneco Henry, motivo pelo qual trocou o boneco por uma meia branca, na qual colocou orelhas de coelho, batizando-a de "Lefty".
Nos anos 1950s, Marshall mudou-se para Chicago e casou-se com a jovem mágica e comerciante de mágicas Frances Ireland, viúva do mágico magician L.L. Ireland..
Frances Ireland |
Juntos, administraram a Ireland Magic Company, situada na 09 North Dearborn St., na Chicago Loop.
Em 1963, a empresa mudou-se para a região norte de Chicago, na 5082 North Lincoln Ave. e foi rebatizada para Magic Inc..
Com o passar dos anos a reputação de Marshall como conhecedor da historia da mágica de palco, do vaudeville e do entretenimento só fez aumentar, bem como sua lendária coleção de livros, posters e objetos relacionados à mágica.
Escreveu os livros TV - Magic and You (1955), If You're the M.C. (com Frances Ireland Marshall), Jays Jinking Rings Book.
Swedish Covenant Hospital |
Marshall, após sofrer uma série de ataques do coração, morreu no Swedish Covenant Hospital, em Chicago, no dia 10 de maio de 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário