13.11.10

Jay Marshall


Jay Marshall (James Ward Marshall) nasceu no dia 29 de agosto de 1919, nos EUA, e era mágico e ventríloquo. Tinha o apelido de Jasper.


Em mais de 60 anos de carreira, apareceu no Ed Sullivan Show por quatorze vezes junto com seu boneco "Lefty".




Também fez o show de abertura para artistas como Frank Sinatra, Milton Berle e Liberace.



Foi agraciado com o título de "Dean of American Magicians" pela Society of American Magicians.

Jay interesou-se pela mágica aos seis anos de idade, após assistir às apresentações dos mágicos Thurston e Houdini.



Marshall não conseguiu formar-se pela Bluefield College, em West Virginia, passando a ser um artista profissional, apresentando-se inicialmente em Boston.




Depois se mudou para New York City, onde conheceu Naomi Baker, filha do grande mágico Al Baker. Casaram-se e tiveram dois filhos, James e Alexander ("Sandy").

Durante a II Guerra Mundial, Marshall foi um "island hopping" (artista que atravessa o oceano parando de ilha em ilha).



No Oceano Pacifico entreteve membros das forças armadas no USO shows.




Marshall cansou-se de carregar consigo o elaborado boneco Henry, motivo pelo qual trocou o boneco por uma meia branca, na qual colocou orelhas de coelho, batizando-a de "Lefty".



Nos anos 1950s, Marshall mudou-se para Chicago e casou-se com a jovem mágica e comerciante de mágicas Frances Ireland, viúva do mágico magician L.L. Ireland..


Frances Ireland

Juntos, administraram a Ireland Magic Company, situada na 09 North Dearborn St., na Chicago Loop.






Em 1963, a empresa mudou-se para a região norte de Chicago, na 5082 North Lincoln Ave. e foi rebatizada para Magic Inc..

Com o passar dos anos a reputação de Marshall como conhecedor da historia da mágica de palco, do vaudeville e do entretenimento só fez aumentar, bem como sua lendária coleção de livros, posters e objetos relacionados à mágica.

Escreveu os livros TV - Magic and You (1955), If You're the M.C. (com Frances Ireland Marshall), Jays Jinking Rings Book.


Swedish Covenant Hospital

Marshall, após sofrer uma série de ataques do coração, morreu no Swedish Covenant Hospital, em Chicago, no dia 10 de maio de 2005.

Nenhum comentário: