20.6.10

Índia





A Índia, com seu panteão de deuses e ritos, sempre foi um campo fértil para os ofícios mágicos. Crenças e hierofanias impregnam a vida dos indianos.

Os livros sagrados hindus – Vedas e Upanishad – já faziam menção à mágica.

Pelas ruas e praças, histórias de faquires, homens supostamente sagrados, iniciados no sufismo e com votos de pobreza, andam de aldeia em aldeia demonstrando seus poderes sobrenaturais.





A Índia legou ao mundo muitos números de mágica: O truque da Corda Indiana, Cesto Indiano, Mistério da Árvore de Mangas, Covilhetes Indianos, o Indiano ou Tapete Voador.


A Corda Indiana







O mágico indiano joga uma corda de aproximadamente 5 metros de comprimento para o alto, ficando a corda suspensa. Um garoto sobe pela corda até desaparecer em uma nuvem de fumaça. O mágico manda o garoto descer, mas ele se nega. O mágico, então, fica irritado, pega uma machadinha e sobe pela corda atrás do garoto. Alguns instantes depois ouvem-se berros e partes do corpo do garoto caem ensangüentadas. Um assistente vai recolhendo os pedaços e colocando-os dentro de um grande cesto. O mágico desce pela corda e ao abrir o cesto lá está o garoto íntegro e ileso.


20 of 50 Greatest Magic Tricks - Indian Rope Trick (Amazing)

Download @ Punjabi Lok Virsa Media Center


O “The Magic Circle” ofereceu 4.000 dólares para quem provasse a veracidade daquela mágica, mas ninguém conseguiu. Trata-se, portanto, de uma lenda, como, no Ocidente, de João Pé de Feijão. Existem muitas versões deste número realizadas em teatros, como Carter e Thurston, mas jamais se viu alguém fazê-lo ao ar livre.








Em 1835 surgiu a história, dada por verídica, de um homem que tinha sido enterrado vivo por quatro meses e sobrevivera.

Inspirado nestes relatos, David Blaine, em novembro de 2000, em Nova Iorque, entrou em um cubo gelo fechado em todos os lados, e permaneceu lá por 61 horas, 40 minutos e 15 segundos, até ser removido pela equipe técnica com suspeita de hipotermia.




Homens que dormem sobre leitos de pregos, que andam sobre brasas, que ficam meses, anos, sem ingerir comida, que levitam, que tem controle sobre as funções vitais do corpo, que encantam serpentes, todos são exemplos do universo mágico da Índia.



Dentre os mágicos indianos mais conhecidos, destacam-se Patrul Chandra Sorcar,



Vazhakunnam Neelakandam Namboothiri



e Prof. K. Bhagyanath.



Abaixo algumas imagens de mágicos em aldeias indianas, registradas na década de 1950.



Namastê.

Nenhum comentário: