17.6.10

Mágicos e Superação




Matthias (ou Matthew) Buchinger nasceu na Alemanha, em 1674, sem as mãos e os pés. Apesar desta deficiência, foi um dos mágicos mais famosos de sua época. Além de mágico, tocava mais de seis instrumentos, dançava músicas rápidas e fazia truques mágicos surpreendentes, além de ser um exímio caligrafista especializado em microcaligrafia. Na imagem abaixo está o detalhe do cabelo no auto-retrato acima, e pode se ver que os fios de cabelo, na verdade, são os versos de uma oração católica.






A Magic Magazine deste mês (vol.19, n. 10, Junho 2010) traz uma reportagem de Jamie D. Grant sobre o mágico canadense Madhi Gilbert, de 20 anos de idade, que tal qual Buchinger, também nasceu com as mãos atrofiadas.





Mesmo assim, Madhi tem espantado a comunidade mágica pelo alto nível de suas performances. Com os demais sentidos aguçados e com conhecimentos de psicologia comportamental e linguagem corporal, Madhi consegue fazer rotinas de grande impacto, inclusive com um baralho de cartas.
Indagado se se via como um mágico diferente dos outros, Madhi responde sem hesitação que “De fato não. Eu sempre fui assim e sou exatamente isto. Nunca fiquei pensando nisto. Quando acordo de manhã sinto fome como qualquer um...”. Provavelmente Madhi referia-se a fome do café da manhã, mas pode muito bem ser entendido como fome de viver.

Nenhum comentário: