6.8.10

Houdini - Alcançando o Reconhecimento

No inicio de 1899, em uma pequena sala de apresentações em St. Paul, Minnesota, um homem franzino, de sotaque alemão, indagou a Houdini se o numero de escapologia só funcionava com as algemas de Houdini, ou se poderiam ser utilizadas qualquer tipo de algemas. Houdini respondeu que ainda estava para ser fabricada a algema que poderia detê-lo.

(Martin Beck)

No dia seguinte o homem voltou ao show, desta vez trazendo as próprias algemas. Algemou Houdini e guardou as chaves no bolso. Houdini não teve problemas em se livrar das algemas. Curioso, Houdini queria saber quem era aquele homem que o havia desafiado.



Era Martin Beck, o poderoso empresário do circuito Orpheum de vaudeville. Beck ofereceu a Houdini um contrato de experiência para que ele se apresentasse em Omaha, mas Houdini deveria recolher seus truques de mágica e fazer um numero de escapologia.



Com a ajuda de Beck, Houdini iniciava a caminhada que o levaria da mediocridade ao estrelado do show business.
Em Omaha Houdini se apresentou por uma semana, recebendo sessenta dólares, seu maior salário até então.



No show, o mágico se livrava de cinco pares de algemas e trancas nos pés, pertencentes a policia local.
Quando seguiu com o show para a Califórnia, seu salário já era de noventa dólares semanais.
Em São Francisco, nas dependências da policia local, Houdini se livrou de dez pares de algemas, um cinto de segurança utilizado para criminosos maníacos e de uma camisa de força.
Nem os policiais nem o repórter tinham a mínima noção de como o mágico conseguira fazer aquela façanha.
O longo artigo do jornal só esqueceu-se de mencionar que antes da apresentação Houdini estivera na delegacia para estudar o material que seria utilizado.
Quando o salário aumentou para 150 dólares semanais, Houdini pagou do próprio bolso anúncios no jornal para que o meio artístico soubesse quem ele era.

(Houdini, Bess and Martin Beck)

Martin Beck aproveitou a grande repercussão para vender o show de Houdini como principal atração do circuito Keith do vaudeville, no leste dos EUA.

(Orpheum Theatre, Kansas City)

Para divulgar sua primeira apresentação no Orpheum Theatre, em Kansas City, Houdini fez seu numero de escapologia nas dependências da Delegacia Central da cidade.
Após se apresentar no circuito Keith, Houdini introduziu seu novo numero de escapologia.



Seminu, algemado nos pulsos e tornozelos por cinco pares de algemas, Houdini foi trancado em uma cela. Foram necessários apenas oito minutos para que se livrasse das algemas e da cela.
Houdini então se anunciou como o campeão de fugas da cadeia.

(Savoy Hotel, circa 1909)

Só esqueceu-se de contar um embaraçoso episódio ocorrido no lobbie do Savoy Hotel, em Kansas City. Um caixeiro viajante, E. P. Wilkins, reconheceu Houdini quando ele entrou em uma cabine telefônica do hall do hotel Wilkins conseguiu se apoderar da chave da cabine, que estava na mesa do funcionário do hotel, e trancou a cabine. Quando Houdini terminou a ligação e tentou sair da cabine, ficou furioso. Socou, chutou a cabine, atraindo uma pequena multidão. O assustado gerente do hotel conseguiu convencer Wilkins a abrir a cabine.
Daquele dia em diante sempre que Houdini entrava em uma cabine telefônica que fosse possível trancar por fora, tomava a precaução de deixar um pé obstruindo a porta.

(1901)

Houdini decide ir com a mulher para a Inglaterra, mesmo sem ter qualquer show agendado.
Para conseguir uma data, convenceu um agente de espetáculos que poderia se livrar das algemas da Scotland Yard.

(Alhambra Theatre)

Em julho de 1900 Houdini é aclamado no Alhambra Theatre de Londres.
De Londres Houdini decide levar o show para o continente.

(Houdini and Theo)


Mas como a demanda no vaudeville só fazia crescer, Houdini traz seu irmão Theo de Nova Iorque e o coloca em turnê sob o nome de Hardeen.




Com menos de um ano Houdini seria o mais poderoso artista de variedades da Europa.

Nenhum comentário: