6.8.10

Houdini - O Sucesso



Em uma entrevista da época, início da década de 1900, Houdini dizia não ser o primeiro a fazer um número de escapologia, lembrando a historia de São Pedro que, enclausurado pelo Rei Herodes em Jerusalém, consegue com a ajuda de um anjo se livrar do cárcere.

Atos 12,1-11:

"Ora, quando Herodes estava para o apresentar, naquela mesma noite dormia Pedro entre dois soldados, ligado com duas cadeias. Os guardas, à porta, vigiavam o cárcere.



De repente, apresentou-se um anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto. Tocando no lado de Pedro, o anjo despertou-o: Levanta-te depressa, disse ele.

Caíram-lhe as cadeias das mãos."


(Samri S. Baldwin)

Mas Houdini nunca lembrou de citar o mágico Samri S. Baldwin, The White Mahatma, que em 1871, durante uma apresentação em New Orleans, Mississipi, também fez um numero de escapologia com algemas.



Houdini afirmava enfaticamente ser o primeiro escapologista a aceitar desafios vindos de todas as partes do globo.




Em julho de 1901, Werner Graf, um policial alemão, acusou publicamente Houdini de mentir quando dizia poder se livrar de qualquer algema.

Houdini processou o alemão e sagrou-se vencedor na contenda judicial. Houdini, como se vê, não era pessoa de aceitar passivamente desaforos. Engelberto Kleppini, um artista de escapologia do Circus Sidoli, anunciou em 1902 que havia superado Houdini em um desafio.

Quando ficou sabendo do anuncio, Houdini, que se apresentava na Holanda, de imediato pegou um avião para Dortmund, na Alemanha, para confrontar seu detrator.

Usando um bigode falso, Houdini sentou-se na platéia do circo e assistiu passivamente ao show de Klappini. Mas quando Klappini falou para a platéia que havia vencido um desafio com Houdini, este se levantou, tirou o bigode falso e sacudiu um maço de marcos alemães que havia tirado do bolso e lançou o desafio: daria cinco mil marcos se Klappini conseguisse se livrar das algemas que Houdini trazia consigo. E mais: daria mais cinco mil marcos se ele próprio não conseguisse se livrar das algemas que Klappini usava em seu numero.
Orientado pelo dono do circo, Klappini aceitou o desafio para a noite seguinte. Antes do desafio, o dono do circo se encontrou com Houdini e verificou as algemas, tendo Houdini mostrado o segredo das algemas: os cinco cilindros deveriam ficar na posição que formassem a palavra c-l-e-f-s, chaves em francês, para que as algemas se abrissem.
Na noite do desafio, Klappini foi algemado dentro de uma cabine com as algemas de Houdini. Passados trinta minutos e como nada acontecia, assistentes tiraram a cabine do palco para que os demais artistas do circo pudessem se apresentar.
No fim do espetáculo, após a uma da madrugada, Klappini foi retirado algemado da cabine e levado ao escritório do dono do circo, que o convenceu a desistir. Houdini, que havia mudado o segredo das algemas antes do desafio, abriu-as, colocando os cilindros na posição formando a palavra f-r-a-u-d.



Se a policia desafiava Houdini, Houdini em troca desafiava a policia.
Em maio de 1903, durante a temporada no Establishment Yard, um cabaré em Moscou, Houdini desafiou o chefe da policia secreta russa para que o encarcerasse em um camburão a prova de fugas, utilizado para levar os inimigos do Estado para o exílio na Sibéria.

Houdini havia aproveitado, quando encontrou um destes camburões parado na rua enquanto os cavalos bebiam água, para analisar a estrutura da cela do camburão.

(Houdini na Siberia)

Aceito o desafio, Houdini é algemado nas mãos e pés, e trancado dentro do camburão. Em 20 minutos havia se livrado.
Os agentes da policia secreta se negaram a confirmar a proeza, mas os jornais cuidaram de divulgar a façanha.

(London Hippodrome)

Em 17 de março de 1904 foi a vez de quatro mil espectadores do London Hippodrome assistirem a desafio similar proposto por um jornal londrino.
Desta feita Houdini precisou de uma hora para completar a tarefa. Quatro meses depois do retorno de Houdini aos palcos americanos, ele apresenta seu mais novo numero de escapologia.

(United States Jail)

Era 06 de janeiro de 1906 quando policiais trancam Houdini totalmente nu em uma cela da ala dos assassinos, na United States Jail, em Washington, e trancam as roupas do mágico em outra cela. Prevendo que Houdini falharia, os policiais se recolhem na sala dos plantonistas. Após, 20 minutos Houdini aparece, vestido, na sala, para espanto dos policiais. Espanto maior tiveram quando constataram que Houdini havia trocado de cela todos os presos da ala da cadeia.

(Belle Island Bridge)

Em meados do mesmo ano Houdini pulou preso por duas algemas do Belle Island Bridge, em Detroit, para emergir poucos minutos depois sem as algemas.




A mais famosa lenda sobre Houdini, que ele próprio cuidara de alimentar, dizia que o rio estava congelado e que Houdini havia entrado no rio por um buraco feito no gelo. E que quase se afogara tentando encontrar o buraco para sair do rio, acabando por ser resgatado. Sem as algemas.



Mas a verdade é que embora o rio estivesse gelado, não estava congelado. Mas a publicidade estava assegurada para aquela façanha e todas as demais que Houdini fizesse saltando de pontes para dentro dos rios.

(Columbia Theatre, 1910)

Houdini fez o primeiro numero de escapologia aquático em um palco no dia 27 de janeiro de 1908, no Columbia Theatre, em St. Louis.
Para tanto, Houdini utilizou um tanque de água com uma tampa em cima. Houdini era algemado, dava uma respirada profunda e submergia no pequeno tanque, enquanto assistentes trancavam a tampa com cadeados. O tanque era coberto por cortinas.

(Franz Kukol)

Após um minuto e meio surge no palco Franz Kukol, chefe dos assistentes, com semblante preocupado e machado na mão.
Kukol se aproxima nervoso do tanque e encosta o ouvido em busca de sinais do mágico.
Tensão.
Passam-se três minutos.
Kukol levanta o machado preparando-se para arrebentar o tanque, e eis que surge atrás das cortinas o mágico ensopado, mas sorrindo, para delírio da platéia.
(Hansa Theatre)

O mágico repetiria a façanha em novembro de 1909, desta vez no Hansa Theatre, em Hamburgo, Alemanha. Foi nesta época que Houdini adquiriu um bimotor Voisin.



Com menos de um mês o mágico de 35 anos já havia aprendido a pilotar o avião. Houdini já acompanhava há seis anos os rumos da aviação, desde o histórico vôo dos irmãos Wright, em Kitty Hawk, Carolina do Norte. Houdini tomara conhecimento de que ninguém havia ainda voado nos céus da Austrália e pretendia ser o primeiro a fazê-lo.

(Queen's Bridge)

Em 18 de janeiro de 1910 vinte mil pessoas se aglomeraram nos arredores da Queen’s Bridge, nas margens do Rio Yarra, para ver mais um numero de escapologia de Houdini, como forma de divulgação de seu show que realizar-se-ia no New Opera House de Melbourne.



Mas muito poucas pessoas, menos de um mês depois, estavam no Digger’s Rest, um campo distante 20 milhas de Melbourne, no dia 16 de março de 1910.
Logo após o show noturno da véspera, Houdini, visando aproveitar a melhor condição climática que surgisse, foi até o campo e dormiu na tenda utilizada como hangar de seu avião.



No dia 16, às 5:00 horas da manhã, Houdini decolava com seu avião para o primeiro vôo realizado nos céus da Austrália.




No ano seguinte, enquanto se apresentava na Inglaterra, Houdini debruçou-se na construção de um novo equipamento que substituísse o tanque de água que usava no palco. Em março Houdini consegue a patente de seu novo equipamento, apresentando-o para Lord Chamberlain.



Houdini então empacota o novo equipamento – Chinese Water Torture Cell – para utiliza-lo quando precisasse de um novo número de grande impacto.

No final de 1911, de volta aos EUA, Houdini consegue se livrar após ser amarrado em uma prancha por três experientes capitães de navio. Ele também se livra de um escafandro repleto de água. Foi quando aceitou seu mais bizarro desafio.

Uma besta marinha (misto de baleia e polvo, provavelmente uma lula gigante) havia sido encontrada em uma praia próxima a Boston. O governador de Massachusetts desafiou Houdini a fazer o papel de Jonas. O mágico foi algemado e forçado para dentro do animal que repousava sobre o palco do Keith’s Theatre. O pequeno orifício pelo qual o mágico foi forçado para dentro do animal foi costurado pelos assistentes. Uma cabine encobriu o animal e após 15 minutos Houdini havia se livrado das algemas e da barriga do animal. Houdini prometeu jamais repetir a façanha, pois quase morre intoxicado pelo arsênico utilizado pelos taxidermistas para preservar o animal.

As habilidades de Houdini fizeram com que seu nome se mantivesse em destaque na imprensa e levaram multidões aos teatros em que Houdini se apresentou no verão de 1912.



Mas naquela altura o tanque de água utilizado por Houdini passou a ser copiado por artistas nos EUA, Europa e Austrália.

Houdini decidiu que chegara a hora de desempacotar e apresentar ao publico sua ultima criação: The Chinese Water Torture Cell.



Ansioso para rever a mãe, no verão seguinte Houdini cruza o Atlântico para uma temporada de apenas um mês no Hammerstein’s Roof Garden, em NY.



Na estréia, lá estava Cecília sentada na primeira fileira.
Após a curta temporada, na despedida no porto, Cecília, com 72 anos, com uma mão acenava para o navio que se afastava levando o filho, enquanto a outra mão enxugava as lagrimas.



Em 16 de julho Houdini estréia no Cirkus Beketow (que viria a se tornar o Cirkus Schumann), em Copenhagen.
The Chinese Water Torture Cell era um estrondoso sucesso.

No dia seguinte à estréia, Houdini estava no lobby do circo, dando entrevistas para a imprensa, quando recebe um telegrama.
Ao abri-lo Houdini perde os sentidos e cai ao chão: sua mãe havia morrido.

Houdini interrompeu a turnê em Copenhagen e desmarcou as demais apresentações que faria na Europa, retornando imediatamente para Nova Iorque a tempo de participar do funeral da mãe.



Houdini nunca havia sofrido tanto.

Apenas em setembro Houdini conseguiu retomar a turnê pela Europa.

Houdini já estava de volta aos EUA no verão de 1914, quando estoura a I Guerra Mundial.

Com os teatros da Europa fechados para os americanos, Houdini anuncia uma turnê pelos EUA, com um numero espetacular: ele seria preso em uma camisa de força e pendurado pelos pés no alto de um edifício da cidade.



Mais de vinte mil pessoas foram assistir à façanha do mágico em Providence, Rhode Island.
Cinqüenta mil interromperam o transito em Baltimore. Cem mil estavam presentes em Washington.

Em 1917, Houdini, com 53 anos, se apresentou graciosamente nos campos de treinamentos militares, nos eventos da Cruz Vermelha e em um evento beneficente organizado pela Society of American Magicians, da qual se tornaria presidente.

Houdini também passou a se apresentar no circuito do vaudeville, com números mais singelos, como engolir varias agulhas para regurgitá-las em seguida.



Em 07 de janeiro de 1918, Houdini, em contrapartida, apresenta no New York Hippodrome, o maior numero de ilusionismo até então visto: o desaparecimento de um elefante.

(New York Hippodrome)


O contrato de Houdini era para apenas seis semanas, mas o impacto do novo número fez com que a temporada se estendesse por dezenove semanas – a mais longa temporada já feita por um mágico até então.



Ante do fim desta temporada, Houdini assinou um contrato com a Octagon Films para estrelar um seriado policial – The Master Magician – no qual interpretava o papel de Quentin Locke, um agente secreto do Departamento de Justiça, que usa seus dons de escapologia para vencer os inimigos.








Numa das primeiras filmagens Houdini quebrou três ossos do pulso, o que o obrigou a usar um imobilizador ortopédico quando retornou em agosto para as apresentações no Hippodrome. Houdini estreou em Hollywood na primavera de 1919, com The Grim Game, tendo, novamente, quebrado o pulso, motivo pelo qual passou a usar, nas cenas mais perigosas, um dublê.



Em 1920 Houdini se apresenta nos teatros britânicos, mas desta feita não só como um grande mágico, mas também como uma estrela de cinema.




Jornais diziam que Houdini recebera no London Palladium o maior salário até então pago para um único artista, 3.750 dólares semanais.

Nenhum comentário: