6.8.10

Houdini - O Início da Carreira



Em 1895 Houdini e Bess se integram ao Welsh Brothers Circus e se apresentam por 26 semanas em um pequeno circo estabelecido em Lancaster, Pensilvânia.

(Welsh Brothers Circus )


Nos intervalos das apresentações Houdini, para incrementar os ganhos, vendia sabão, pentes, pastas de dente e outros itens de primeira necessidade para os outros artistas do circo.
Nas poucas horas vagas Houdini passou a se dedicar ao seu novo hobbie: algemas.




Ele descobrira que qualquer fechadura poderia ser aberta com uma chave mestra ou com uma micha. Uma chave mestra poderia ser utilizada em várias fechaduras do mesmo padrão. Com menos de uma dúzia de chaves padrões e michas Houdini achava que poderia abrir qualquer fechadura ou algema utilizada pela policia dos EUA.
Houdini passou a ler toda e qualquer informação sobre fechaduras que lhe chegasse a mão. Passou a colecionar algemas, desmontando-as para estudar os mecanismos.
Embora Houdini enviasse metade do salário semanal de vinte dólares para a mãe, no final da turnê havia economizado o suficiente para comprar uma vaga no The American Gaiety Girls, um show burlesco.

(The American Gaiety Girls)

O investimento viria a valer a pena.
Houdini e Bess teriam trabalho regular e poderiam usar a nova habilidade de Houdini em escapar de algemas para conseguirem publicidade gratuita nos jornais.



O Times de Gloucester, Massachusetts, noticiou em 22 de novembro de 1895 que Houdini havia surpreendido os oficiais de um posto policial livrando-se das algemas que lhe foram postas pelos agentes da lei. Nos dias seguintes a noticia se espalhou. O sucesso se aproximava.
Mas o espetáculo foi interrompido bruscamente quando em Woonsocket, Rhode Island, o empresário da companhia foi preso por fraude contábil com a bilheteria dos shows.
Para preencher a temporada de verão Houdini se juntou a Marco, The Magician (Edward J. Dooley) para uma turnê pela Nova Escócia. Marco, um organista de igreja em Connecticut, que já havia ajudado a divulgar Herrmann, The Great, teve que retornar a Bridgeport quando os negócios pioraram em Halifax, onde se apresentava. A dupla se desfez e Houdini decidiu permanecer no Canadá.
Houdini estava se apresentando em St. John, a principal cidade de New Brunswick, quando acompanhou um amigo médico durante o plantão em um manicômio.



Houdini testemunhou, chocado, os enfermeiros imobilizando um paciente com uma camisa de força. O paciente, isolado em uma quarto almofadado, se debatia tentando se livrar da camisa de força. Houdini conseguiu com o amigo médico uma camisa de força e após uma semana de estudos e treinamento estava pronto para apresentar ao público sua nova modalidade de escapologia.

Após, a temporada no Canadá o mágico retorna, mareado, para Boston.

No verão de 1896 Houdini e Bess experimentam a pior temporada de verão, com os contratos minguando, o que se prolongou na primavera.

(Houdini and Kellar)


Em agosto, Houdini escreve para Kellar e Herrmann, oferecendo-se, junto com a esposa, para trabalharem como assistentes. Kellar responde que o quadro estava completo, mas desejava sorte ao jovem mágico e à esposa. Herrmann sequer respondeu. Makerlyne também declinou da oferta, alegando não conhecer o trabalho de Houdini.




No final de 1897 Houdini fez uma turnê pelo meio-oeste americano, como integrante de uma companhia que vendia garrafadas milagrosas. Dr Hill, o dono da companhia, contratava artistas como chamariz para o comércio de suas poções milagrosas. Durante a turnê Dr Hill comentou com Houdini acerca de um médium que estava atraindo multidões naquela região. Houdini se apresentou para ser voluntário no show de espiritismo.

(Opera House in Galena)

No show do dia 09 de janeiro de 1898, no Opera House de Galena, Kansas, Houdini é amarrado por voluntários dentro de uma cabine no meio do palco. Houdini simula entrar em transe. As cortinas da cabine se fecham. Bandolins, tamborins e sinos tocam misteriosamente dentro da cabine, flutuam sobre esta e despencam no palco. As cortinas da cabine se abrem e o mágico continua amarrado e imobilizado. As cortinas se fecham novamente e após alguns segundos Houdini aparece liberto, caminha até o palco, fecha os olhos e passa a transmitir mensagens vindas do além. Houdini havia previamente se preparado para o número, ouvindo as fofocas locais, lendo os jornais e copiando nomes e datas dos túmulos do cemitério da cidade.
Mas a turnê das garrafadas milagrosas terminava e Houdini ainda encontrava dificuldades para assinar um contrato decente para apresentar seus dons de mágico.



Assim, Houdini e Bess viajaram apresentando pequenos números de entretenimento mediúnico, mas logo depois fecharam uma nova temporada com o Welsh Brothers Circus.

Houdini estava com 24 anos e alçando os primeiros degraus da mágica profissional.



Houdini prometeu a Bess que se em uma não as coisas não melhorassem, arrumaria outra ocupação mais lucrativa.

Nenhum comentário: