4.8.10

Houdini - Dos Primeiros Dias ao Casamento



Ehrich Weiss (Ehrich Weisz) nasceu em Budapeste, no dia 24 de março de 1874.




Ainda criança veio com os pais, Cecília Weiss e Mayer Samuel Weiss, para Appleton, Wiscosin, passando a dizer que havia nascido nesta cidade no dia 07 de abril.





Esta era a data que a mãe de Ehrich celebrava o aniversário dele todo ano, provavelmente para assegurar-lhe a cidadania americana.



O pai de Ehrich foi o primeiro rabino de Appleton, com salário anual de parcos 750 dólares. Quando Samuel foi substituído por um rabino mais jovem, mudou-se com a família para Milwaukee.



Ehrich, com 09 anos, se apresentava no trapézio de um circo mambembe de um amigo.
Três anos depois saiu de casa para poder ajudar os pais, que passavam por situação financeira precária.



Trabalhou de engraxate e vendedor de papel.




Samuel mudou-se para Nova Iorque pouco tempo depois, achando que teria mais chances como professor de religião na cidade com maior população judia dos EUA.



Ehrich se juntou ao pai algum tempo depois e com o dinheiro que conseguiu economizar, trouxe a mãe e o irmão juntos.



Durante os anos em que foi um errante, Ehrich foi baleado e o projétil se alojou na palma da mão direita, onde ficou pelo resto da vida.



Ainda jovem, Ehrich aprendeu, no East River, a poucos quarteirões do apartamento do pai, a nadar e mergulhar, vindo, inclusive, a ganhar medalhas pelo seu desempenho.
Decidido a manter a forma física, fazia musculação toda manhã e decidiu jamais fumar ou beber.



A mágica, a esta altura, era apenas mais um item da curiosidade de Ehrich. Isto até ele ler as memórias de Robert-Houdin.



Maravilhado, contou ao amigo Jacob Hyman que queria ser igual ao mágico francês. Seria fácil replicou o amigo, bastava copiar o nome do francês e acrescentar um “i” ao final: Houdini.

(Jacob Hyman)

Ehrich trabalhava há dois anos e meio, junto com o amigo, em uma loja de gravatas. Decidiu, com 17 anos, abandonar o emprego, transformar-se em Houdini e sair com o amigo Jacob para apresentações em casa de família e cervejarias.
Mas os empresários e agentes se negavam a contratar a dupla, motivo pelo qual Jacob Hyman decidiu abandonar a dupla. Theodore, irmão mais novo de Houdini, assumiu o lugar.

(Theo)

Os irmãos passaram a se apresentar em museus baratos, junto com encantadores de serpentes, engolidores de fogo e exposição de aberrações humanas.
Os irmãos chegaram a Chicago em 1893. Como o nome Ehrich era de difícil pronuncia, trocou-o por Harry – Harry Houdini.



O pai de Houdini, com 63 anos, estava à beira da morte. Chamou o filho e no leito de morte o fez prometer que cuidaria da mãe para o resto da vida. Não era preciso Houdini fazer a promessa para o pai. Cecília era quem fazia os figurinos do filho e o havia incentivado desde o inicio. Houdini amava incondicionalmente a mãe e o fez até a morte dela.



Houdini se orgulhava de seus truques de mágico, mas tinha predileção pelo número “Metamorphosis”, cujos princípios básicos tinham sido introduzidos na Inglaterra por Maskelyne, e nos EUA por Alexander Herrmann.




Houdini estava com 20 anos e casa-se com Bess – Wilhelmina Beatrice Rahner – uma cantora franzina e que se tornara sua assistente.


3 comentários:

luma disse...

Esse Ehrich é o meu sobrenome !!! Esse homem Ehrich é alguma coisa minha !!!

luma disse...

Esse homem ai 'Ehrich ' é alguma coisa minha !!!

Marcos disse...

pode ser sim.tem que pesquisar a arvore genealogica...pesquisa mais e responde no blog. Aos seus cuidados marcossilvabezerra@hotmail.com