Kala Nag significa “cobra preta” e era o nome de um elefante no livro Jungle Books, de Rudyard Kipling. E tambem de um mágico alemão.
Helmut Ewald Schreiber nasceu no dia 23 de janeiro de 1893, em Stuttgart, Alemanha, e foi um dos mágicos de pós-guerra mais famosos da Europa.
Kalanag se interessou pela mágica ainda criança.
Após colar grau em Filosofia, pela Universidade de Munique, Kalanag passou a trabalhar na industria cinematográfica, na qual ficou por 25 anos e produziu mais de 180 filmes.
Antes de a Alemanha invadir a Áustria e outros paises vizinhos, Kalanag foi o presidente do Círculo Alemão de Mágica e editor da respectiva publicação mensal.
Com a deflagração da I Guerra Mundial, tornou-se o czar da mágica do III Reich.
Um decreto, patrocinado por ele, baniu dos jornais e revistas artigos que expunham os segredos de truques de mágica.
Kalanag viajou com altas autoridades do Reich para entreter as tropas da Luftwaffe baseadas em Capland e fazia viagens regulares para se apresentar para as divisões militares do Blitzkrieg. No Natal, virou costume o Marechal Hermann Gönig assistir ao show do mágico no Karin Hall. Kalanag, por vezes, se apresentava para o próprio Hitler, que o tinha como mágico predileto.
Um jornal da época publicou que certa feita o mágico indagou ao Führer quanto dinheiro ele trazia na carteira, tendo Hitler dito que jamais levava carteira consigo. O mágico deu uma risada e disse que Hitler trazia consigo 150 marcos. O Führer, desconfiado, levou a mão ao bolso e encontrou um maço contendo 150 marcos.
Durante o bombardeio de Berlin, Kalanag retornou a Munique. Após as tropas do 3° grupamento do Exercito Americano tomar a cidade, Kalanag conseguiu, por intermédio de um oficial que havia lido sobre ele no jornal da Irmandade Internacional dos Mágicos, agendar um show para o General George S. Patton. Mas quando a tropa foi substituída, Kalanag não foi tão bem recebido e obteve a informação que seria preso pela contra-inteligência. Kalanag, então, se disfarçou de oficial americano e pegou um vôo para a zona britânica, onde conseguiu convencer uma Corte de Hamburgo de que jamais fora membro do partido nazista.
Vários oficiais, intrigados com os truques de Kalanag, ajudaram-no a juntar equipamentos, figurinos, cenários e assistentes para que ele fizesse sua estréia como mágico profissional.
Em 17 de outubro de 1947, Kalanag estréia para uma platéia de militares britânicos, no Garrison Theatre, em Hamburgo, o show Sim Sala Bim, nome copiado de Dante. Foi um sucesso.
Após 70 dias de espetáculo, Kalanag leva o show para outras cidades alemãs, como Bremen e Düsseldorf.
E
m 1949 Kalanag, junto com 15 assistentes e toneladas de bagagem, voa para se apresentar na Espanha.
(Stoll Theatre)
Kalanag foi contratado para se apresentar em janeiro de 1951 no Stoll Theatre, em Londres. Kalanag estava preocupado em como a platéia britânica recepcionaria um artista originário do país que havia tentado exterminá-los da face da terra. Por cautela agendou shows no continente para logo após o show de Londres. Mas os receios se mostraram infundados: o espetáculo foi sucesso de audiência e ele retornou para a Grã-Bretanha como o primeiro mágico depois de Dante a se apresentar nos principais teatros com um show só seu.
Três anos depois o mágico conquistaria, durante uma turnê pela Grã-Bretanha, o público inglês.
(Kalanag e Glória)
O número de maior sucesso de Kalanag consistia em uma levitação de sua esposa, Gloria, no meio do palco, tendo atrás, no cenário, uma grande estatua de Buda.
Em outro numero, esqueletos luminosos flutuavam sobre o palco enquanto uma assistente desaparecia de um cesto erguido sobre o palco. O truque da corda indiana de Kalanag era superior ao de Hertz, Lê Roy, Goldin ou Thurston.
Nos anos seguintes, Kalanag se apresenta na África, Canadá, Brasil e várias cidades do continente americano.
Kalanag fez sua primeira apresentação em Nova Iorque em 1960, quando cruzou o Atlântico para uma única aparição no programa de televisão de Ed Sullivan.
( KALANAG - WORLD FAMOUS MAGICIAN ) - British Pathe
Kalanag morreu em Munique, no dia 24 de dezembro de 1963, vítima de derrame cerebral.
4 comentários:
Quando Kalanag apresentou-se no Brasil, creio por volta de 1954, pude assisti-lo em São Paulo e, muito jovem, jamais esqueci a levitação que apresentou no palco, exatamente como neste filme. Foi num cinema na Av. Brigadeiro Luiz Antonio, próximo ao centro. Sou Luiz Prandini (70).
Eu estava lá. Vi a esposa. Ele fez sumir um fusca no palco
Tinha 10/12 anos. Estou com 76.
meu pai o acompanhava,nos espetáculos, meu pai era baterista. Alcides Bizzocchi
meu pai acompanhava os espetáculos do Kalanag, como músico, era baterista :)
Postar um comentário