19.7.10

Nicola


William Mozart Nicol nasceu no dia 14 de dezembro de 1880, em Burlington, Iowa.

O avô de Will havia sido mágico na Escócia e seu pai também havia sido mágico, sob o nome de Nicoli.
Will foi assistente de seu pai e fez sua primeira apresentação solo em 1897, em uma exposição em Omaha, Nebraska.
Três anos depois Nicola, com 19 anos, viaja sozinho para Baltimore, levando duas malas com equipamentos, pretendendo seguir viagem até a França para apresentar-se na Exposição Internacional de Paris. Através de um amigo que viajara junto com Nicola para a Paris, o mágico consegue ser contratado para apresentar-se no Théâtre Egyptien.



O show de Nicola ficou em cartaz na capital francesa por 26 semanas e deu conhecimento bastante para que Nicola, de volta aos EUA, tivesse condições de fazer um show inteiro com duração de uma hora.



Nicola fazia vários números de escapologia, na linha dos números de Houdini.




Após, Nicola apresentou-se no Havaí, China e Índia. Apresentações privadas para vários marajás renderam-lhe uma bela coleção de jóias. Em seguida Nicola foi para a Austrália e África do Sul.
Após uma turnê mundial de três anos, Nicola retorna em fevereiro de 1913 a Nova Iorque.

Com os equipamentos renovados, Nicola segue com seu espetáculo para a América do Sul. Em Buenos Aires ofereceu cem dólares para qualquer pessoa que no prazo de uma hora o encontrasse na rua devidamente disfarçado.




Em 1916 Nicola cruza novamente o Pacífico e descobre um novo filão: o comércio de animais selvagens para os zoológicos dos EUA. Um ano depois o mágico retornaria para os Eua trazendo na bagagem um carregamento de peixes ornamentais. Metade morreria na viagem.
Em novembro de 1918, com a assinatura do armistício, Nicola estoca seus equipamentos e segue com o irmão para apresentarem-se como voluntários para entreter as tropas americanas estacionadas na Europa.
Em setembro do ano seguinte Nicola tira os equipamentos das caixas e entra em turnê novamente.
A turnê incluiria nove meses de África do Sul e apresentações em pequenos teatros da Nova Zelândia e Austrália.





Em seguida, Nicola retorna aos EUA e faz uma série de apresentações no circuito do vaudeville. Após dois anos de vaudeville, Nicola inicia uma nova turnê mundial.
Em janeiro de 1938 o mágico interrompe a turnê para se casar com Marion Eddings, sua assistente por dezessete anos, indo para Inglaterra e Europa em lua-de-mel.



Acabada a lua-de-mel, Nicola retorna a turnê mundial, apresentando-se na Nova Zelândia, Austrália, Bali, Singapura, Bangkok, Calcutá e outras cidades, até decidir levar o show para o Havaí.

Na hora da partida, o navio em que Nicola embarcaria sofre uma explosão, levando para o fundo do mar boa parte dos equipamentos de Nicola. A companhia segue viagem, mas Nicola e a esposa decidem ficar em Singapura para tentar resgatar o material do fundo do mar. Por questões burocráticas e legais, não obtém sucesso na empreitada de
resgate e retornam aos EUA.

Após os EUA entrarem na II Guerra Mundial, Nicola apresenta-se voluntariamente para entreter os acampamentos militares e os hospitais de campanha, mas jamais faria de novo um grande truque de ilusionismo.

Em 01 de fevereiro de 1946 Nicola morria aos 65 anos por problemas no coração e era enterrado em sua cidade natal, próximo à sua casa.

Nenhum comentário: