♦ ♣ ♥ ♠ magis veritas oculata fide, quam et aures animus hominum infigitur (A verdade vista se fixa mais no espírito dos homens do que a ouvida) ♦ ♣ ♥ ♠
26.7.10
Martinka - A Mais Antiga Loja de Mágica
Na década de 1860, os irmãos Francis e Antonio Martinka abriram uma pequena loja de mágicas e brinquedos em Essen, Alemanha.
Dentre os clientes da pequena loja estava os Herrmann e renomados astros do teatro da época. Ante o sucesso da loja, os irmãos Martinka decidiram tentar a América, mudando-se para Nova Iorque na década de 1870, como 10.000 europeus já haviam feito.
Por volta de 1875 os dois irmãos inauguraram a Martinka Magic Shop na região hoje denominada Chelsea, na área compreendida hoje pela 6ª Avenida e as Ruas 24 e 28. Eram de sete a oito funcionários fazendo números de demonstração.
Alguns clientes mais renomados, como Alexander Herrmann, Alexander Heimberger, Ching Lung Soo e Saram Ellison tinha livre acesso às oficinas e escritórios da loja.
A loja era composta do comércio, de uma oficina e de um pequeno espaço para apresentações. A Martinka Magic Shop funcionava como uma espécie de irmandade de mágicos. A primeira associação de mágicos – The Society of American Magicians – só seria criada em 1902, justamente nas dependências da loja.
Na virada do século XIX a loja já tinha 40 anos de vida.
Por volta de 1918 os Martinka decidem se aposentar, depois de 53 anos à frente dos negócios, entre a Alemanha e os EUA, e vendem a loja para Carter, que era cliente desde garoto, tendo o mágico utilizado o local como depósito de seus aparatos de ilusionismo, vez que com a deflagração da I Guerra Mundial as grandes turnês foram interrompidas.
Um ano depois, em 1919, Carter vende a loja para Houdini, outro antigo freqüentador, que com 45 anos já era uma celebridade internacional.
Otto Hormann
Em 1920 Houdini vende a loja para um certo “Professor” Otto Hormann que, por sua vez, passa a loja adiante no final da década de 1920 para Frank Ducrot.
Frank Ducrot
Frank Ducrot fica à frente da loja até maio de 1939, mês de sua morte.
Al Flosso
Um velho amigo mágico de Frank, Al Flosso, outro antigo freqüentador, adquire o estabelecimento.
Al Flosso ficou 37 anos à frente da loja, até sua morte, sendo sucedido pelo filho, Jack Flosso. Em 1982 Jack muda a loja para mais próximo da 5° Avenida, e toma conta do negócio até 2000.
Al and Jack Flosso
Em 2004 a loja mudou-se para Midland Park, Nova Jersey, e atualmente é de propriedade de Ted Bogusta.
São mais de 130 anos de atividade, tendo recebido em suas dependências os mágicos mais famosos do século XIX e XX, como Alexander Herrmann, Harry Kellar, Howard Thurston e Houdini.
Foram nas oficinas dos irmãos Martinka que grandes números de ilusionismo foram criados e desenvolvidos, inclusive os efeitos especiais utilizados na produção original do Mágico de Óz.
Truques antigos e modernos continuam a ser comercializados na mais antiga loja de mágica conhecida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário