Alvin H. Wheatley nasceu na Austrália, em 1901, e se apresentava sob o nome de Tung Pin Soo, bem como "Chop Chop".
Ainda criança, imigrou com os pais para os EUA.
Trabalhou por alguns anos como assistente do mágico Jean Hughard, até se tornar um exímio mágico “chinês”.
Wheatley se apresentava vestido de oriental e apareceu em vários programas de televisão, como The Ed Sullivan Show em 1960.
Al Wheatley viveu em plena era do vaudeville Americano.
No inicio na década de 40 Al usou o nome artístico de Ching Ling Fu e, mais tarde, de Ting Pin Soo. De qualquer forma, na década de 50 mudou seu nome para Chop Chop e seu espetáculo tornou-se Chop Chop and Chalene.
Ambos se apresentaram em grandes clubes como The Empire Room, na Palmer House, em Chicago, e o Moulin Rouge, em Los Angeles.
The Empire Room |
Moulin Rouge |
É creditada a Wheatley a criação do chop cup, em meados da década de 1950, que era inicialmente vendido como "Chop Chop's One Cup & Ball Routine.
This is one of the original bamboo "Chop-Chop's One Cup and Ball" routine, sold by Al Wheatley at Exacto Magic on Hollywood Bouvelard |
Era vendido a 9,5 dólares e vinha complete com um copo polido a mão feito de bambu importado.
Em 1957, a companhia de Wheatley, Excato Magic, anunciou mudanças e passou a vender Chop Cup feito de alumínio por 12,5 dólares.
Don Alan e Larry Jennings viriam a popularizar o numero de mágica com chop cup.
Consta que Wheatley teria assistido Jennings fazer o numero com chop cup no Magic Castle, logo após sua inauguração, em 1963.
Wheatley teria ficado tão impressionado que fez Jennings prometer que não revelaria, por escrito, o método ou a rotina até que ele morresse. Larry cumpriu com a promessa e só publicou o truque na em março de 1965, na revista Genii.
Al Wheatley morreu no dia 12 de novembro de 1965.
Mas o chop cup continua a ser um clássico da mágica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário