10.10.10

Mark Wilson

James "Mark" Wilson nasceu em 1929 e lhe é atribuído o posto de primeiro mágico especializado em números para televisão, tendo adaptado e viabilizado shows de ilusionismo no formato para a telinha da TV.




Mark Wilson era filho de um vendedor e passou o maior tempo de sua juventude viajando com os pais por força dos compromissos profissionais do pai.

Seu amor pela mágica começou quando ele tinha oito anos e viu um mágico chamado Tommy Martin se apresentando em um hotel de Indianápolis, onde a família de Wilson se encontrava hospedada no momento.


Tommy Martin

Mais tarde, a família mudou-se para Dallas, no Texas, onde, ainda adolescente, Mark Wilson aprimorou seus conhecimentos de mágica trabalhando como balconista da loja Douglas Magicland.


Mais confiante, passou a ter pequenas participações em shows de mágica.

Em seguida, ele iniciou seus estudos de propaganda na Southern Methodist University Business School, o que lhe ajudaria muito em sua futura carreira de mágico.



Em 1954, quando a televisão ainda era uma novidade, Mark Wilson foi o primeiro mágico a trazer uma apresentação para a tela da TV.



Mais conhecido pela serie de televisão "The Magic Land of Allakazam" e os especiais "Magic Circus", Wilson, junto com Nani Darnell Wilson, sua esposa e assistente, não só apareceu regularmente na televisão, como estrelaram em Las Vegas e se apresentaram em vários eventos e congressos corporativos.



Em 1960, seu primeiro programa "Magic Land of Allakazam", que estreou em primeiro de outubro e ia ao ar em rede nacional pela CBS (depois pela ABC) todo sábado de manha, foi um tremendo sucesso de audiência e ficou no ar por cinco anos.



A esposa de Wilson, Nani Darnell, era assistente de palco do programa e ambos se juntavam a Bev Bergeron, que era co-roteirista e fazia o papel de Rebo, o Clown.



O programa era patrocinado pela Kelloggs.




Nos anos setenta, Wilson produziu e estreou a série especial de televisão "Magic Circus", que foi publicado em DVD em 2008. A série era patrocinada pela Pillsbury.


Em 1972, Wilson foi eleito "Magician of the Year" pela Academy of Magical Arts. Ele ainda ganharia mais uma vez o mesmo premio.



Após levar seu espetáculo de ilusões para Las Vegas, Wilson publicou o livro "Mark Wilson Course in Magic", que continua como um best seller para mágicos e iniciantes e vendeu mais de 800,000 unidades.


Wilson se apresentou por palcos de todo mundo, como Madison Square Garden e Ed Sullivan Theater, na Broadway, Albert Hall em Londres, a Torre Eiffel em Paris, Praia de Ipanema, no Brasil, na Praça Vermelha, em Moscou, atrás do Muro de Berlin, na Alemanha Oriental.



Wilson atua como consultor de mágica para vários programas e series de televisão, como The Magician, Circus of the Stars, Hollywood Palace, The Six Million Dollar Man, The Incredible Hulk e Columbo.



Em 1980, Wilson foi convidado para ira a República Popular da China, tendo sido o primeiro artista ocidental a se apresentar no então emergente país.



A última aparição regular de Wilson na televisão foi na série "The Magic Of Mark Wilson", que foi veiculada nacionalmente em 1981. Wilson tinha a ajuda de seu segundo filho, Greg, e de sua eterna assistente Nani.



Foi agraciado com vários prêmios da Academy of Magical Arts (The Magic Castle), da qual foi presidente por vários anos.



Wilson e Darnell continuam a ensinar mágicos amadores e profissionais em ocasionais aulas que dão no Magic Castle, bem como para plateias privadas.

Nenhum comentário: