17.10.10

Uri Geller


Uri Geller nasceu no dia 20 de dezembro de 1946, em Tel Aviv, filho de Itzhaak Geller (Gellér Izsák) militar aposentado, e Manzy Freud (Freud Manci), um casal de judeus húngaros. Geller teria um parentesco distante, por lado de mãe, com Sigmund Freud.




Quando Geller tinha 11 anos, a família mudou-se para Nicosia, no Chipre, onde estudou em uma escola católica e aprendeu inglês.



Aos 18 anos, ingressou no exército israelense, tendo sido ferido em combate em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias.

Trabalhou como modelo fotográfico entre 1968 e 1969, época na qual começou a se apresentar para pequenas plateias em clubes noturnos, tornando-se conhecido em Israel.



Geller começou a carreira se apresentando em teatros, espaços públicos, auditórios, bases militares e universidades em Israel. Nos anos 1970, Geller tornou-se conhecido nos Estados Unidos e na Europa, e passou a chamar a atenção da comunidade cientifica, interessada em suas capacidades psíquicas. No auge da carreira, na mesma década, Geller trabalhou em tempo integral apresentando-se para telespectadores do mundo todo.




Geller tornou-se conhecido por suas demonstrações na televisão, que ele dizia serem manifestações de psicosinese, sensibilidade extrassensorial e telepatia.



Suas apresentações incluíam entortar talheres e fazer relógios pararem, tudo com a força da mente. Mas mágicos dizem poder reproduzir os números usando técnicas de mágica.



Em 2001 Geller estrelou o filme de horror Sanitarium. Em 2002 participou de um reality show na televisão britânica. Em 2005, estrelou Uri's Haunted Cities: Venice, uma produção da Sky One.



No inicio de 2007, Geller apresentou um reality show em Israel chamado The Successor, no qual os concorrentes faziam números de mágica e Geller foi acusado de ser um trapaceiro.



Em julho do mesmo ano, a NBC contratou Geller e Criss Angel para o programa Phenomenon, que iria escolher o próximo grande mentalista da atualidade.



Em janeiro de 2008, Geller começou a apresentar o programa The Next Uri Geller, exibido na Alemanha. No mês seguinte estreava um programa parecido na televisão holandesa. Em março foi a vez da Hungria. Em outubro do ano seguinte seria a vez da Grécia.



Geller vive em Sonning-on-Thames, Berkshire, no Reino Unido. Ele é vegetariano e é fluente em três idiomas: inglês, hebreu e húngaro.



Geller atribui suas performances a poderes paranormais dados a ele por extraterrestres, o que gerou muita polemica e incredulidade, principalmente por parte de cientistas e mágicos.




Deixando a polemica de lado, Geller entreteve milhões de pessoas, que durante os programas de televisão não raras vezes colocavam copos de água, talheres e relógios quebrados sobre a tela da TV.

Nenhum comentário: