11.10.10

Tommy Cooper


Thomas Frederick "Tommy" Cooper nasceu no dia 19 de março de 1921, filho de Thomas H. (Tom) Cooper e Gertrude C. Wright.




Para fugir da poluição e o ante o fim do contrato de trabalho do pai, quando Cooper tinha três anos a família mudou-se para Exeter, em Devon, o que explica o sotaque típico de Cooper em suas apresentações.

A família vivia em Haven Banks, onde Cooper frequentou a Mount Radford School for Boys, e ajudou os pais no carro de sorvetes nos finais de semana.

Com 8 anos, ganhou de uma tia um kit de mágicas, passando a despender horas treinando os truques.



O irmão de Cooper nos anos 1960 abriu uma loja de mágicas em Slough High Street, na atual Berkshire, chamada D. & Z. Cooper's Magic Shop.


Slough High Street

Após terminar a escola, Cooper tornou-se construtor naval em Hythe, Hampshire, e em 1940 foi arregimentado para servir junto ao regimento da Guarda Real Montada da Inglaterra na 2ª Guerra Mundial. Integrou a Montgomery's Desert Rats no Egito, onde começou a apresentar seus truques para os colegas.



Após sete anos servindo ao Exército britânico, Cooper deu baixa e ingressou no show business na Christmas Eve, em 1947. Cooper trabalhou em teatros de variedades pelo país e no Windmill Theatre, de Londres, onde apresentava 52 shows por semana.



Cooper desenvolveu seu próprio estilo, no qual as mágicas falhavam, mas arrancavam risos da plateia.



Tornou-se membro do The Magic Circle.



Cooper rapidamente alcançou o topo das paradas como o mágico azarado, mas foi seu trabalho na televisão que o tornou uma eminência nacional. Após sua estreia na BBC, em março de 1948, em um show de calouros, logo ele estaria estreando o próprio programa, tornando-se um sucesso de audiência por quarto décadas, principalmente pelo trabalho na London Weekend Television, de 1968 a 1972 e na Thames Television, de 1973 a 1980.



Cooper era fumante e bebedor inveterado, e sentiu a saúde declinar no final da década de 1970, vindo a sofrer um ataque do coração em 1977, em Roma, onde estava se apresentando. Mas apenas três meses depois ele estava de volta à televisão, no programa Night Out at the London Casino.



Mas em 1980, seu vicio da bebida fez com que a Thames Television não quisesse renovar o contrato, tendo a série Cooper's Half Hour sido a ultima de Cooper no canal.



Cooper continuou a ser convidado de outros programas de televisão, tendo trabalhado com Eric Sykes em duas produções da Thames em 1982: The Eric Sykes 1990 Show e It's Your Move.



Não era raro que Cooper fizesse alguns truques de mágica em troca de um drinque.



O alcoolismo de Cooper aumentava e trouxe efeitos devastadores na vida familiar e arruinou sua carreira. Ironicamente, Cooper começou a beber para amenizar a ansiedade antes de subir nos palcos. Para piorar, Cooper sofria de indigestão, lumbago, do nervo ciático e bronquite.



A bebida tornou-se um estorvo. Certa feita, quando se apresentava com Michael Parkinson, Cooper esqueceu-se de acionar o dispositivo de segurança da guilhotina que seria usada no truque. Para sorte de Parkinson, no ultimo minuto um assistente acionou o dispositivo.



A bebida também afetava seu casamento. Varias vezes a esposa de Cooper, Gwen, ligou para o agente do marido dizendo que o largaria após mais uma briga, com agressões, na frente dos filhos. A violência doméstica só cessou após uma grave crise de Cooper, durante um evento da International Brootherhood of Magicians, na Itália. Cooper sofreu um colapso, teve convulsões e sangrou pela boca. Um médico salvou a vida de Cooper aplicando-lhe uma injeção com remédios cardíacos. Gwen voou para ficar ao lado do marido.



Mesmo assim, Cooper, em 1967, começou um caso extraconjugal com Mary Fieldhouse, que durou até os últimos anos de vida de Cooper.



Em 15 de abril de 1984, Cooper sofreu um novo ataque do coração, desta vez na frente de milhões de telespectadores que assistiam ao programa da London Weekend Television, chamado Live From Her Majesty's e transmitido ao vivo do Her Majesty's Theatre.



Uma assistente achou que era mais uma piada de Cooper e a platéia riu. Mas o director do programa percebeu a gravidade e chamou os comerciais. Na volta dos comerciais, outros artistas estavam no palco, enquanto esforços eram feitos nos bastidores para reanimar Cooper, mas a escuridão não ajudava. Apenas quando entrou um novo intervalo para comerciais foi que o socorro conseguiu removê-lo do teatro, levando-o para o Westminster Hospital. Mas Cooper, com 63 anos, já chegou sem vida.

Cooper foi cremado em Londres, no Mortlake Crematorium de London.Deixou a esposa Gwen, dois filhos, Thomas e Vicky, e um neto de dois anos de idade.



Como o pai, o filho Thomas era alcoólatra e morreu com 32 anos, em agosto de 1988.

Nenhum comentário: