17.10.10

David Abbott



David Phelps Abbott nasceu no dia 22 de setembro de 1863, em Falls City, Nebraska.



Era mágico, escritor e inventor, tendo criado efeitos como a bola flutuante - floating ball – mais tarde popularizado por Okito.


Quando criança, sua educação básica consistiu em três meses em um ano de aulas em uma pequena escola das pradarias de Nebraska e um outro ano de nove meses de aulas em Falls City High School.

Apesar do grande interesse em ciência e filosofia, Abbott seguiu a tradição concedendo créditos.

De qualquer forma, um de seus hobbies, desvendar mistérios supostamente paranormais, tornou-se sua principal paixão, com grande contribuição no campo do espiritualismo. Também amava a arte da mágica e, de igual forma, dominou o ofício.



Abbott construiu seu trabalho na mágica tendo por base aquilo que havia aprendido com os supostos médiuns espíritas, que não podiam sequer pensar em seres desmascarados. Abbott ficou fascinado com o conceito de comunicação com espíritos desencarnados, e decidiu estudar e pesquisar o fenômeno.



Abbott publicou vários ensaios e livros tendo como tema fenômenos paranormais. Seu livro "Behind the Scenes with the Mediums", escrito em 1907, expos varias tecnicas de mediunidade fraudulenta.



Embora se mostrasse cético em relação à mediunidade, ele não afastava a possibilidade de se tratar de um fenômeno genuíno.



No que diz respeito à mágica, Abbott só se apresentava no teatro particular que construira em sua casa em Omaha, Nebraska, e só para seus convidados.



Muitos dos maiores mágicos – como Kellar, Thurston, Horace Goldin, Theo Bamberg, Ching Ling Foo e Houdini, dentre outros – peregrinaram para a “Mystery House" de Omaha, para serem surpreendidos e aprenderem com Abbott.


Houdini e Abbott

O número “The "Floating Ball", que se tornou famosa com Bamberg, foi ideia e criação de Abbott.

A "Talking Teakettle" (“chaleira falante”) inventada por Abbott, era mostrada vazia e quando o bico era colocado no ouvido do espectador, a chaleira respondia perguntas que o espectador estava pensando. Isto décadas antes do advento do rádio portatil.

As "Spirit Paintings" (“pinturas espíritas”) foram uma imitação que Abbott fez de um truque, apresentado como genuína manifestação mediúnicas, pelo casal de médiuns conhecidos como The Bang Sisters.

The Bang Sisters



Tendo concebido uma excelente apresentação de palco para o efeito, Abbott revelou a técnica para um tal Dr. Wilmar, que imediatamente vendeu-o para os mágicos Selbit e Kellar, que incorporaram o numero em suas apresentações.

Abbott escreveu um segundo volumoso livro, no qual descrevia os números que apresentava em sua casa e as suas criações. Mas morreu antes que o livro pudesse ser editado.

Por um longo tempo os manuscritos ficaram perdidos, até que foram descobertos por Walter Graham e publicados em 1977, com o título "David P. Abbott's Book Of Mysteries".

Em 2005, foram publicados os dois volumes de "House of Mystery: The Science of David P. Abbott", uma coletânea dos melhores números que surpreenderam as melhores cabeças da mágica.

Morreu em 12 de junho de 1934.

Nenhum comentário: