8.10.10

História do Dominó



Alguns autores afirmam, também, que originalmente, os dominós devem ter servido como oráculos, utilizados de forma a prever o futuro. Alguns, por fim, vêem nos dominós uma origem "matriarcal", dado ao fato de serem 28 peças, o equivalente aos 28 dias do mês lunar e ao ciclo menstrual feminino.



A primeira menção ao jogo de dominó vem da China. Segundo lendas daquele país, o jogo teria sido inventado por um funcionário do imperador Hui Tsung. Outra remete a invenção do jogo aos anos de 234 a 181 a.C quando teria vivido Huang Ming, um soldado-herói.



O jogo é conhecido na China como "kwat p´ai", significando "tabletes de osso", sendo que são os dominós mais longos que os dominós atualmente usados no ocidente.

No ocidente, há indícios da existência do jogo no séc. XVIII, quando teria sido introduzido na Inglaterra e Itália. O jogo pode mesmo ter sido introduzido na Itália por Marco Pólo, ou outros viajantes da época.

Mas nem todos concordam, sendo que alguns estudiosos afirmam que o jogo apareceu espontaneamente em diversas partes do globo.

O nome "dominó" teria sua origem na expressão latina Domino gratias (graças a Deus). Isto porque o jogo era comparado a gola das vestes dos sacerdotes, golas estas pretas e brancas. Afirma-se que os religiosos usariam a expressão latina cada vez que faziam uma boa jogada.

O dominó foi trazido ao Brasil no século 16, pelos portugueses. Mas se tornou popular mesmo nas senzalas, entre os escravos.

Nenhum comentário: