16.10.10

Walter Brown Gibson


Walter Brown Gibson nasceu em Germantown, Filadélfia, Pensilvânia, no dia 12 de setembro de 1897. Era autor de livros e mágico profissional, sendo mais conhecido pelo seu trabalho radiofônico como The Shadow.



Gibson, sob o pseudônimo de Maxwell Grant, escreveu mais de 300 novelas sobre a história de The Shadow entre a década de 1930 e 1940.




Gibson era filho de Alfred Cornelius Gibson (1849–1931) e May Morrell Whidden Gibson (1863–1941). Em 1920 formou-se pela Colgate University, onde era membro da confraria Delta Kappa Epsilon, e começou sua carreira profissional como repórter e redator de palavras cruzadas para os jornais da Filadélfia.


In 1928 editou a série True Strange Stories, sob o pseudônimo Walter Scofield, viajando constantemente para New York.

Em 1931, editou historias policiais e criou o personagem que mais tarde seria o The Shadow.

Gibson escreveu mais de cem livros sobre mágica, fenômenos psíquicos, crimes reais, mistérios, nós, ioga, hipnotismo e jogos. Serviu como ghost writer de livros de mágica e espiritismo para Harry Houdini, Howard Thurston, Harry Blackstone e Joseph Dunninger.



Gibson também introduziu o famoso numero "Chinese linking rings" na América, e criou o numero "Nickels to Dimes", que ainda hoje é vendido nas melhores lojas de mágica.



Escreveu extensivamente sobre Houdini e seus números de escapologia e prestidigitação. Após a morte de Houdini envolveu-se em sessões espíritas. A esposa de Houdini, Bess, após a morte de Houdini, participou por dez anos de sessões espíritas para ver se mantinha contato com o falecido marido. Depois, passou a tarefa para Gibson, que por muitos anos ajudou a presidir as sessões espíritas com Houdini, na famosa Magic Towne House, em Nova Iorque, junto com os mágicos Milbourne Christopher, Dorothy Dietrich, Bobby Baxter e Dick Brooks.

Antes de Gibson morrer, ele passou a tarefa para Dorothy Dietrich, que é realizada atualmente no The Houdini Museum, em Scranton, Pensilvânia.


The Houdini Museum

Sob o pseudônimo de Andy Adams, é creditado a Gibson a autoria de ao menos cinco das doze novelas de mistério e aventura para adolescentes, quais sejam Brazilian Gold Mine Mystery, Mystery of the Mexican Treasure, Mystery of the Ambush in India, Egyptian Scarab Mystery e Mystery of the Alpine Pass.[5]

Gibson with third wife Litzka Raymond



Com a esposa Litzka R. Gibson, escreveu The Complete Illustrated Book of the Psychic Sciences, em 1966, um livro de 404 páginas nas quais explica como praticar muitas formas de adivinhação e leitura da sorte, incluindo-se aí astrologia, grafologia e numerologia.

Foi personagem de livros como The Chinatown Death Cloud Peril, de 2006, e protagonista, junto com Orson Welles, do livro de mistérios The War of the Worlds Murder, publicado em 2005.





Morreu no dia 06 de dezembro de 1985, em Kingston, New York.

Nenhum comentário: