♦ ♣ ♥ ♠ magis veritas oculata fide, quam et aures animus hominum infigitur (A verdade vista se fixa mais no espírito dos homens do que a ouvida) ♦ ♣ ♥ ♠
8.10.10
História dos Dados
Coloridos, de plástico, encontrados em qualquer casa, são os DADOS talvez um dos instrumentos de jogos mais comuns na atualidade. Sejam modernos ou antigos, utiliza-se de algum tipo de dado para a seqüência do jogo. E mesmo o xadrez, talvez o jogo mais "cerebral" que existe, onde o fator "sorte" é inexistente, no seu início tinha uma versão jogada com dados.
Os dados são talvez a forma mais antiga de se "tirar a sorte". Sua origem é antiqüíssima, confundindo-se com a origem das artes divinatórias.
Objetos mágicos e lúdicos, obviamente, os primeiros "dados" pouco se pareciam com os dados atuais. Normalmente eram dados binários, isto é, de dois lados, que davam, obviamente, somente um de dois resultados possíveis, como uma moeda no jogo de "cara ou coroa". Eram utilizadas conchas, pedaços de madeira, ossos, varetas, pedras, chifres, dentes, marfim, argila, porcelana, cristal, mármore enfim, qualquer material e meio que pudesse diferenciar um lado de outro.
Soldados romanos disputaram as poucas roupas de Cristo num jogo de dados.
Henrique VIII, rei da Inglaterra, perdeu os sinos da Igreja de São Paulo em um jogo de dados. Um soberano da Índia perdeu a mulher e seu império.
A palavra "azar" vem do árabe "az-zahar ou az-zahr", que significa "jogo de dados". Quando das cruzadas, foi trazida para o ocidente pelos guerreiros franceses, acabando por desvirtuar-se, e tomando o sentido que tem hoje, ou seja, "má sorte; fortuna adversa; caiporismo; revés; fatalidade; desgraça; infortúnio; casualidade; acaso" (dicionário Aurélio).
Os dados mais comuns, são aqueles de forma cúbica, com seis lados, o "D6". Normalmente, cada lado é numerado de um a seis. Os números são marcados de forma que a soma das faces opostas seja sempre "7". Assim, oposto ao "1", temos o "6", e assim por diante. Em geral são lançados com a mão, mas não é incomum o uso de "copos" para facilitar o lançamento.
Existe ainda dados em que cada face do cubo é marcada com um "ás", um "rei", uma "dama", um "valete", dez e nove, como se fosse num jogo de cartas de baralho. É usado para jogos de pôquer com dados. Mas além dos dados cúbicos, existem outros com 12, 14 (usados pelos soldados romanos, feitos de chumbo) e 20 lados. Para os jogos de "RPG", bem como para outros jogos modernos, até mesmo um dado de 100 faces foi inventado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário